Sem Dúvida alguma, estamos falando de um dos jogos mais originais da história do videogame; JET SET RADIO ou JET GRIND RADIO, é sem sombra de dúvida, um dos maiores clássicos do DREAMCAST... Estava jogando esse game essa semana e me deu vontade de fazer uma resenha sobre ele, pois o mesmo merece destaque no mundo dos games, e jamais, como amante dos bons jogos poderia deixar de falar dete maravilhoso game. Na época de seu lançamento a famosa IGN deu nota 9,6 para o game, que realmente é digno de elogios... Considero isso pela inovação que a sega teve, e porque não dizer coragem, costumo dizer que a SEGA (NA MINHA HUMILDE OPINIÃO) é uma das maiores produtoras de games do mundo, pois sempre está inovando, para se ter idéia, nessa nova geração podemos falar de SONIC GENERATIONS E VANQUISH, dois jogaços da SEGA... mas vamos ao que interessa!!!!
Aparentemente o game pode ser descrito como o Tony Hawk de patins com visual cartunesco, mas ele vai muito além disso em diversos aspectos. Para começar o enredo é relevante, existem inimigos pelo caminho, os trajetos são mais extensos, o clima de ação e aventura é mais constante, o visual é bem caracteristico, o gameplay é mais vigoroso, e muitas outras novidades que só jogando para crêr.
A história do game vai contar que algumas Gangues estão disputando as regiões Shibuya-Cho, Benten-Cho e Kogane-Cho de Tokyo-To, ou apenas Tokyo, mas assumir a cidade não será tarefa fácil, a poderosa organização Goji Rokkaku's Golden Rhinos e toda a polícia a disposição do Capitão Onishima irão a qualquer custa parar com as ações vândalas dos delinquentes, nem que para isso tenham que transformar Tokyo-To no palco de uma guerra civil.
Os personagens dão um show a parte, e um bom jogo constitui-se primeiramente de uma boa história e, consequentemente, personagens cativantes, isso é o que não falta em JET SET RADIO... eia aqui alguns dos personagens:
BEAT
Personagem inicial e com a Gum participou de SEGA Superstars Tennis.
Gum
Junto com o Beat é a principal personagem do jogo e apareceu em outros games da SEGA.
TAB OU CORN
O melhor grafiteiro de Shibuya-Cho. Tab odeia policiais e sempre tem um plano para despistá-los.
MEW
Conhecida como Rhyth em Jet Set Radio Future. Mew participou de todos os games da franquia e é uma das primeiras a ser desbloqueada.
GARAM
Vive nos esgostos, seu visual lembra o homem-mosca.
VOYO
Ele decide se unir a equipe para acabar com a opressiva policial de Rokkaku.
CUBE
Cube e Combo estão em busca do amigo chamado Coin que desapareceu em Grind City.
Em Jet Set Radio Future, Cube é a líder dos Poison Jam.
COMBO
Parceiro da Cube.
Piranha
Conhecida como Boogie em Jet Set Radio Future.
DJ PROFESSOR K
Não é um personagem controlável, ele apenas aparece ao fim de cada cenário para explicar a situação de Tokyo-To.
Professor K denomina os jovens grafiteiros-patinadores como "rudies".

Os gráficos são lindíssimos e caprichadissimos; Jet Grind Radio foi o primeiro jogo a utilizar a técnica cel-shading. Cel Shading é um conjunto de técnicas empregadas na renderização de imagens 3D de modo que o resultado final se assemelhe ao de desenhos em 2D. A forma mais simples de se obter esse efeito é empregando contornos escuros nos objetos 3D, texturas simples e uma iluminação mais "chapada", isto é, menos realista e mais próxima da iluminação empregada em desenhos animados. Esse novo aspecto gráfico encheu os olhos dos jogadores e deu novas perpectivas para jogos futuros. Muitas produtoras ainda a utlizam, especialmente ao desenvolver para Wii e Playstation 2. Mas além dessa expansão técnica, é admirável o nível de detalhes nos cenários, é como se não houvesse espaços não-preenchidos, deixando tudo muito bonito, nítido e favorecendo enormemente o gameplay.

Outro ponto a destacar no game é a sua jogabilidade excelente. Com os gráficos compactados é possível deslizar por quase todo o ambeinte facilitando as fugas e o alcance das plataformas superiores.
A movimentação do personagem após um grande salto não é de queda imediata, ele ao ar ainda permite controlar o personagem ao lugar do pouso incrementando as manobras, especialmente as de deslize conhecidas como Grind.
Durante o Grind não é preciso controlar o personagem como em Tony Hawk, a única dependência de sua longevidade fica por conta da velocidade obtida inicialmente. podemos definir assim a jogabilidae como simples, suficiente e necessária.

Continuando com a impecabilidade Jet Set Radio acerta em cheio com as músicas e efeitos sonoros. A trilha sonora envolve HipHop, Rock e Eletrônica, perfeitamente envolvidos com o projeto, transmitindo suavidez, o clima do gueto aliado ao urbanismo, ainda que de forma sofisticada distraindo qualquer ligação que possa ser feita as lembrança de atitudes periféricas conterrâneas. Alguns dos renomados músicos que compõe a soundtrack são: Rob Zombie com Dragula, Mix Master Mike do Beastie Boys, Hideki Naganuma com diversas composições, e Jurassic 5. Os efeitos sonoros são imediatos e compativeis a cada ação, o sistema de vozes bem implementado mas explorado em demasia apenas pelo Professor K, e o som dos guardas se aproximando é hilário, tipico de desenho animado.
Terminamos dizendo que Jet Grind Radio é muito divertido e competitivo, aparentemente simples mas muito bem feito, é um game que adapta diversas culturas e gêneros mas não se prende exclusivamente a nenhuma delas independentemente do visual, é um excelente jogo para você que busca desafios nesse fim de ano e ainda serve para relaxar em busca dos icones secretos e batendo os recordes, enfim, pra você que gosta de videogame Jet Grind Radio é prato transbordando e caindo pelos lados e não deve ser apreciado com moderação.
Mais um jogo excelente para a nossa coleção... Até mais galera!!!!!
Fonte: Site Retrobits e IGN.